INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 12/04/2017 15h29

Os erros mais comuns nas redes sociais da clínica

Informações incompletas e falta de regularidade nas postagens estão entre os equívocos que devem ser evitados.

Sempre costumo enfatizar que as redes sociais são ferramentas excelentes para que os negócios tenham êxito, mas também podem se transformar em uma tarefa decepcionante quando alguns detalhes essenciais são ignorados.

Todos os dias eu visito diversas páginas nas redes sociais. Mais do que razões profissionais, também sou consumidor e gosto de interagir com as marcas que admiro. Por esse motivo, vou destacar neste artigo alguns erros comuns que merecem a sua atenção.

 

As informações de contato estão incompletas

É essencial colocar as informações básicas para que o cliente entre em contato com você: telefone, endereço, site e e-mail. É importante também ficar atento às mensagens privadas que a página pode receber. Muitas vezes, é um cliente potencial querendo saber mais sobre os seus serviços.

 

A página é pouco atrativa

Você já parou para observar a identidade visual da sua página? As fotos de perfil e capa – falando especificamente do Facebook – precisam ser de boa qualidade. Preferencialmente no perfil, você deve colocar a sua marca para que os clientes consigam identificar a clínica facilmente.

 

Falta de regularidade

Em um único dia, você posta três conteúdos diferentes e, depois, deixa a página abandonada por vários dias? Comprometimento é importante no momento de administrar seu negócio nas redes sociais. Por isso, encontre um equilíbrio e alimente a página ou perfil da clínica com regularidade. Se tiver dúvidas, tratei mais profundamente desse tema neste outro artigo.

 

Não se relacionar com os seguidores

Não importa se a página recebeu um comentário positivo ou negativo: responda com educação e empatia! Lembre-se que essa também é uma forma gratuita de saber mais sobre a satisfação dos clientes com relação aos seus produtos e serviços.

 

Errar a mão no conteúdo (não pense só em vender)

Respeitar as características de cada rede social é o primeiro passo para acertar no conteúdo. No Facebook, por exemplo, evitar textos longos é uma ótima sacada. Além disso, um estudo feito pela Socialbakers apontou que posts com fotos e imagens correspondem a 93% das publicações com maior engajamento no Facebook. Já no Instagram, a escolha das hashtags (#) é essencial. Para saber mais sobre esse item, leia esse artigo publicado aqui mesmo na coluna!

E você, tem alguma dúvida que não foi citada aqui? Estou à disposição para receber seus comentários e sugestões sobre o que podemos abordar e esclarecer. Lembrando que minha série de vídeos sobre marketing digital para profissionais da saúde está a todo vapor! Vale a pena conferir na página do Altera.
 

Bons negócios!

 


Rafael Barros
Formado em Marketing pela Faculdade Politécnica de Campinas; Graduando em jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC); Redator e social media no Altera – Centro de Inteligência em Serviços. 
 
 


E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters