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Publicado em: 19/04/2017 14h51

Como valorizar a sua equipe de trabalho

Diminuir a rotatividade dos colaboradores da clínica também é papel do dentista.

Conforme já citei em meu último artigo nesta coluna, a alta rotatividade de colaboradores é um problema muito comum em diversas organizações. Ela exige um esforço extra do gestor, que precisará se desdobrar para compor novamente a equipe e investir mais tempo em desenvolvimento. Além disso, não podemos fugir de um cenário muito alarmante, formado quando os clientes começam a perceber essa alta rotatividade e passam a cogitar todo tipo de razão que justifique a troca constante de colaboradores.

Assim, trago mais uma vez dois fatores essenciais para manter as pessoas trabalhando felizes e engajadas ao seu lado:
 

1. Proporcionar um ambiente organizacional favorável ao desenvolvimento humano

• Instalação de uma cultura organizacional que consiste em crenças, valores, regras de conduta, morais e éticas, e ainda pelos princípios e políticas de gestão implantadas pela organização;

• Reconhecimento da importância de todos os membros da equipe no desenvolvimento da empresa;

• Feedback constante sobre o desempenho individual, possibilitando um processo contínuo de evolução.

• Respeitar os diferentes níveis de maturidade profissional;

• Liderança servil, atenta e responsável.

 

2. Recompensa pelo trabalho bem executado e pelo desempenho extraordinário

• Salário justo – pagamento efetuado regularmente por serviços prestados diariamente;

• Bonificação – modalidade de recompensa extra utilizada pontualmente quando um colaborador realiza uma ação que demonstra interesse sincero em cooperar com o crescimento da empresa, seja apresentando uma nova ideia e demonstrando solidariedade entre os colegas ou disponibilidade para auxiliá-los em situações inesperadas;

• Comissão – essa recompensa variável dever ser aplicada com base em metas financeiras, nas quais o colaborador deverá ser recompensado pelo desempenho relacionado a resultados financeiros, como metas sobre vendas, número de retornos preventivos, vendas de serviços específicos (tratamentos ortodônticos, implantes, clareamento etc.);

• Participação nos lucros e resultados (PLR) – utilizada mundialmente pelas empresas para cumprimento das estratégias das organizações, ela visa o alinhamento das estratégias organizacionais com as atitudes dos funcionários dentro do ambiente de trabalho, pois só ocorre a distribuição dos lucros quando algumas metas pré-estabelecidas são cumpridas.


Durante toda a minha vida como consultor, colaborador e gestor, não conheci ninguém que tenha alcançado sucesso em seus projetos sozinho. Por isso, não deixe de valorizar sua equipe e invista verdadeiramente nas pessoas que estão trabalhando ao seu lado.

Aproveitando esse nosso canal de comunicação, convido você para acompanhar uma série de vídeos sobre marketing digital para profissionais da saúde. Toda semana tem um novo vídeo em nossa página no Facebook.

Bom trabalho!

 

Marinho Pinheiro Teixeira

Cirurgião-dentista – Unicid; MBA em Gestão e Marketing na Área da Saúde – São Leopoldo Mandic; Formação de Auditores Odontológicos – Fundecto; Coordenador Geral do Núcleo de Gestão e sócio do Altera – Centro de Inteligência em Serviços.

marinho@alteracis.com.br
www.alteracis.com.br



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