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Publicado em: 24/05/2017 11h

Sua clínica está dando lucro?

Dicas de Mario Tonzar Júnior ajudam o dentista na organização das finanças do consultório.

É muito comum ouvirmos de nossos clientes a seguinte pergunta: “como saber se minha clínica está dando lucro?”. Para responder a essa questão, é preciso analisar a média do setor odontológico, pois há clínicas que ainda estão iniciando suas atividades e, provavelmente, ainda levarão um tempo para amadurecer e obter uma lucratividade adequada.

Clínicas que estão há mais tempo no mercado – e alcançaram certa estabilidade – faturam de acordo com a sua capacidade de atendimento.
 

Como calcular o lucro da sua clínica?

Apresento uma distribuição percentual de valores que representam uma boa amostragem da realidade do setor:

 

Receitas
Recebimentos 100% do faturamento

 

Despesas variáveis (correspondem aos procedimentos executados)
Pagamento da produção do dentista 30%
Impostos 7% (tributação pelo livro caixa)
Dentais 6%
Protéticos 10%
Total em despesas variáveis  53%

 

Despesas estruturais (são as despesas fixas mensais)

Aluguel, contador, água, energia elétrica, internet, funcionários... enfim, todas as despesas fixas mensais para o bom funcionamento da clínica. Se bem ajustadas, não devem ultrapassar 27% do faturamento da clínica.

Assim, fazendo o cálculo, temos:

100% do faturamento - 53% (despesas variáveis) - 27% (despesas estruturais) = 20% de lucro


Podemos dizer, então, que a média de lucratividade do setor é de 20%. O que confirmará esse lucro é a capacidade de gerar receitas suficientes para bancar todas as despesas, atingir o ponto de equilíbrio e, posteriormente, o lucro esperado.

Outro ponto importante é analisar a rentabilidade sobre o capital investido no negócio e seu custo de oportunidade, mas falarei sobre isso em outro momento.

Até a próxima!

 

Mário Tonzar Júnior

Engenheiro Mecânico com MBA de Gestão de Negócios pela INPG; MBA em Inteligência de Mercado pela FGV; Empreendedor e gestor de diversos negócios no ramo Odontológico desde 1985; Sócio-proprietário do Altera – Centro de Inteligência em Serviços e responsável pela área de Finanças.

mario@alteracis.com.br



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