INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 21/06/2017 13h45

Evite o desperdício em sua clínica

Pequenas mudanças podem trazer uma economia importante de tempo e dinheiro.

O desperdício na área da Saúde é caracterizado como algo que é realizado, mas que não gera benefício algum. Além disso, geralmente é algo que os clientes não estão dispostos a pagar.

Estas atividades que não geram vantagens são sintomas de processos mal projetados e, comumente, são divididas em oito categorias:

  • Serviços desnecessários e excesso de produção;
  • Esperas e atrasos;
  • Movimentação desnecessária;
  • Transporte desnecessário;
  • Excesso de processamento;
  • Inventário em demasia;
  • Erros e defeitos;
  • Falta de criatividade e talento.


Segundo a HelthMEDX, no mercado norte-americano estima-se que, para cada US$ 1 gasto no atendimento em saúde, US$ 0,75 são consumidos em atividades que não têm vínculo direto com o paciente, ou seja, ações relacionadas à comunicação, agendamento, programação, coordenação, supervisão e documentação.

Vamos nos ater a apenas um exemplo: perdas por locomoção. Isso acontece quando perdemos tempo por excesso de movimentação de pessoas, de papéis ou de informações, como e-mails. Neste tipo de perda, podemos ter problemas em pontos que podem impactar negativamente a produtividade da sua clínica, como na localização de informações sobre o paciente, seja em relação aos prontuários ou às receitas médicas, busca por medicamentos ou equipamentos, além da localização de suprimentos mal armazenados, entre outros.
 

Concentre-se em seu negócio

Para solucionar eventuais problemas em sua clínica, pense no processo, procure estes gaps e trabalhe para diminuir o desperdício em seu consultório. Os resultados serão percebidos em qualidade, ganho de tempo e dinheiro.

 


Cláudio Gór Gonçalves
Criador de um modelo específico de consultoria em marketing de serviços e comunicação para profissionais da saúde, atua junto as áreas da Medicina e Odontologia desde 1994. Sócio-fundador do Altera – Centro de Inteligência em Serviços e responsável pelas áreas de marketing estratégico e comunicação.
 
 


E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters