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Publicado em: 10/8/2014 90h8

Você conhece realmente a pessoa que está trabalhando ao seu lado?

Marinho Pinheiro Teixeira aponta as atitudes de liderança que podem contribuir com o sucesso de sua equipe.

Há muito tempo observo o comportamento das pessoas que formam as equipes de atendimento dos nossos clientes. Na busca de encontrar indivíduos dispostos a colaborar para o crescimento da organização, através da conquista de objetivos coletivos, são conscientes de que o êxito profissional e pessoal é resultado desse esforço.

Tarefa árdua, pois o que normalmente encontramos são pessoas com o velho perfil do funcionário padrão, que possui algumas características bem distintas:

- Sofre dos males provocados pela “síndrome do domingo à noite”;

- Confunde totalmente o valor do salário – trabalha mal porque acha que ganha pouco, mas não se esforça para realizar um trabalho excepcional e, assim, ser recompensado;

- Detesta trabalhar;

- Ignora o valor da raridade em relação à importância das pessoas.

Porém, por mais árdua que a tarefa seja, sempre orientamos os nossos clientes a não pecar pela omissão e pela falta de investimento no desenvolvimento de sua equipe. Diferente do pensamento comum, não é responsabilidade dos líderes motivarem as pessoas, mas sim promoverem a mobilização de suas equipes para alcançarem os objetivos coletivos.

 

Assim, cito abaixo algumas atitudes que podem contribuir para essa mobilização:

- Esteja pronto para servir sua equipe – fique atento aos sinais de carência;

- Mantenha a paixão e o brilho nos olhos;

- Seja justo e honesto – julgue o pecado, não o pecador;

- Seja um bom ouvinte – demonstre interesse real pelas pessoas;

- Desenvolva a habilidade de influenciar as pessoas;

- Cobre comprometimento de todos;

- Pratique o elogio;

- Recompense o esforço e o trabalho excepcional;

- Conheça quais são os agentes motivadores individuais de cada pessoa da sua equipe, pois só assim você poderá contribuir para sua evolução pessoal.

E como diria o inteligente e saudoso Dale Carnegie, autor do best seller “Como fazer amigos e influenciar pessoas”: “É ingenuidade acreditar que as pessoas reagirão sempre favoravelmente a tais abordagens de relacionamento humano, mas a experiência mostra que com esses princípios é possível mudar mais atitudes, e se você aumentar sua probabilidade de sucesso nas relações em apenas 10%, você se tornará 10% mais eficiente como líder”.

Portanto, não se conforme, arregace as mangas e faça certo aquilo que deve ser feito!

Um abraço e até a próxima!

 

Marinho Pinheiro Teixeira

Cirurgião-dentista – Unicid; MBA em Gestão e Marketing na Área da Saúde – São Leopoldo Mandic; Formação de Auditores Odontológicos – Fundecto; Coordenador Geral do Núcleo de Gestão e sócio do Altera – Centro de Inteligência em Serviços.

marinho@alteracis.com.br

 



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