INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 9/27/2012 12h07

A briga das especialidades

O clima esquenta entre implantodontistas e ortodontistas. Bianchini fala sobre a rivalidade que assombra as especialidades da Odontologia.

A coluna da semana passada rendeu alguns e-mails com comentários apaixonados que extravasaram ressentimentos e reacenderam um antigo problema na Odontologia: a briga entre as especialidades. Como o assunto era a Ortodontia e a Implantodontia agindo em conjunto para reabilitar os pacientes com uma oclusão "ideal", muitos colegas tomaram as dores uns dos outros e procuraram defender a sua e atacar a "outra" especialidade.

As frases que transcrevo abaixo mostram os bastidores desta guerra infundada que compromete a classe odontológica e tira a nossa credibilidade junto aos pacientes.

"Nenhuma especialidade sabe tanto do diagnóstico oclusal como a Ortodontia. Temos nomes que são verdadeiros nobres, como Ricketts, Sansoni etc."

"O que o senhor escreveu neste artigo me traz um alívio enorme, tenho muitos pacientes adultos mutilados em que é impossível chegarmos às seis chaves de Angle."

"A grande maioria dos ortodontistas busca um perfeccionismo somente para satisfazer seu ego e não pensam no bem estar do seu paciente."

"Os alquimistas de hoje não são ortodontistas e sim os implantodontistas, que tentam transformar chumbo em ouro, vendendo o que não entendem aos seus pacientes, como sorrisos perfeitos em pacientes com bases ósseas não compatíveis, forçando o ortodontista a concordar com tratamentos condicionais; a instalação de implantes em vez do tracionamento de elementos dentários."

"Os ortodontistas têm um orgulho próprio tão grande que eles não se definem como dentistas. Quando alguém pergunta a um deles qual a sua profissão, eles não respondem sou dentista, mas sim: sou ortodontista!"

"A implantodontia não deveria nunca ter sido reconhecida como especialidade, pois não passa de uma modalidade de tratamento curativo. Prevenção, mesmo, fazem a Periodontia e a Ortodontia."

 

Na verdade a auto-crítica é sempre muito difícil. Ao longo dos últimos dois meses, eu venho escrevendo nesse sentido. Entretanto, muitos colegas não entenderam assim e vestiram a carapuça da defesa desenfreada da sua especialidade, procurando desmerecer as outras. Vale lembrar, que as duas especialidades com maior registro de queixas e ações na justiça são a Implantodontia e a Ortodontia.

Também algumas outras especialidades têm esta mesma disputa infundada. Poderíamos citar a Dentística e a Prótese, que divergem em planejamentos de coroas totais ou restaurações diretas de resina ou indiretas tipo inlay onlay. Até mesmo a própria Periodontia tem embates com a Endodontia no tratamento das lesões endo-pério.

Na verdade, as divergências existem e sempre existirão. É preciso saber conviver com isso, sem denegrir a imagem dos colegas e da classe. Somos todos dentistas na primeira opção, para depois sermos periodontistas, implantodontistas, endodontistas, ortodontistas, etc.

Os caminhos que levam ao sucesso de um tratamento são variados e podem dar preferência a uma ou mais especialidades, chegando no mesmo lugar e com benefícios aos pacientes. A solução para este problema é a humildade de aceitar um planejamento diferente daquele que imaginamos ser o melhor. Não existe um único caminho para se obter a saúde bucal.  Como diz a passagem bíblica de Eclesiastes 38,6: " O Senhor deu aos homens a ciência para que pudessem glorificar a Deus por causa das suas maravilhas."

Felizmente, eu durmo com uma ortodontista todas as noites. Isso me ajuda a entender as outras especialidades. Minha esposa é ortodontista! Estamos juntos há 12 anos e a tolerância que temos um com o outro dentro da nossa casa (segredo para um casamento duradouro), também é levada a nossa clínica, onde trabalhamos tentando planejar os casos de forma integrada, para termos menos insucessos e mais saúde bucal.

Marco Bianchini
Professor Adjunto III do Departamento de Odontologia da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (disciplinas de Periodontia e Implantodontia); Coordenador do curso de Especialização em Implantodontia da UFSC; Autor do livro "O passo a passo cirúrgico em Implantodontia".

Contato:
bian07@yahoo.com.br



E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters