INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 09/02/2015 11h48

O problema central é a prevenção

Antonio Sallum alerta sobre o tratamento periodontal.

O objetivo do tratamento periodontal é a sobrevivência de uma dentição por toda a vida do paciente. Desta firmação simples surgem muitos fatores complicadores que necessitam de uma grande reflexão.

Primeiro, o tratamento periodontal tem como objetivo o fechamento biológico da bolsa. Isso se processa através de uma biocompatilização de tecidos periodontais e a superfície da raiz. Para conseguir o sucesso desse procedimento, o controle microbiológico do biofilme é fundamental. A maior causa de insucesso no tratamento deve-se à negligência por parte do profissional e do paciente em conseguir um nível de placa bacteriana compatível com a saúde bucal.

Dentro desse contexto, está a capacidade do paciente em demonstrar suas habilidades em executar uma higiene bucal suficiente para mostrar saúde dos tecidos periodontais. Será que os profissionais estão prestando atenção nesse fato determinante para o sucesso dos seus procedimentos odontológicos?

Noventa e cinco por cento dos fracassos no tratamento odontológico, vem da falta de conhecimento e motivação dos pacientes da importância do controle de placa bacteriana.

Estamos vivendo em um momento de procura de conhecimento sobre técnicas cirúrgicas plásticas de colocação de implantes, execução de enxertos, de escolher o melhor biomaterial, e a prática dos procedimentos que controlam o biofilme estão ficando em segundo ou terceiro plano. Será que achamos que todos os pacientes já sabem como controlar, através da escovação dental, a saúde de sua dentição? Se isso fosse verdade, o Brasil não seria um país de desdentados. Quem precisa de um implante, fatalmente não foi capaz de cuidar da sua boca.

Prof. Dr. Antonio W. Sallum

Editor científico.



E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters