INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 09/04/2014 10h30

Consentimento informado: seja mais feliz e responsável

Paulo Rosseti fala sobre a importância dos pacientes entenderem os riscos do tratamento, e sugere modelo de formulário.

Basicamente, o que os dentistas fazem? Tratamento. Entretanto, depois de uma avaliação, só podemos realizar qualquer procedimento quando os pacientes entenderem os riscos e benefícios, e assinarem o formulário de consentimento.

Existem diversos modelos de formulários e, toda semana, ouvimos um caminhão de reclamações do tipo “Ora doutor, eu não esperava por isto” ou “Puxa, mas não era bem isto que o senhor tinha dito, não é?”. Haja paciência e aspirina. Por motivos óbvios, existe uma grande diferença entre o que eu acho que falo (apenas penso) e aquilo que o paciente escuta (e acha que entende).

O modelo abaixo é uma tradução livre, que certamente deixará o seu paciente (e você) mais feliz. Como diz o ditado, quem não se comunica se trumbica.

 Um forte abraço!

 

APENAS COMO PROPÓSITO INFORMATIVO

MODELO DE CONSENTIMENTO INFORMADO

Dentista:____________________________________________________________ Paciente____________________________________________________________

 

  1. TRABALHO A SER FEITO: Eu entendo que terei o seguinte trabalho a ser feito:

Restaurações (    ), Próteses extensas (    ), Coroas (     ), Radiografias (   ), Extrações (    ), Dentes impactados removidos (     ), Tratamento de canais (    ), Dentaduras (    ), Implantes dentários (      ), e outros ________________________    (iniciais do paciente ___________________).

  1. MEDICAMENTOS E FÁRMACOS: Eu entendo que antibióticos, analgésicos e outros medicamentos podem causar alergia, com vermelhidão e inchaço dos tecidos, dor, coceira, vômito, e/ou choque anafilático. (iniciais ___________).
  2. MUDANÇAS NO PLANO DE TRATAMENTO: Eu entendo que durante o tratamento pode ser necessário mudar ou adicionar procedimentos em função das condições encontradas no trabalho nos dentes, que não foram descobertas durante o exame. Por exemplo, o tratamento endodôntico após procedimentos restauradores de rotina. Eu dou minha permissão para o meu dentista fazer quaisquer mudanças e inclusões necessárias. (iniciais _________________).
  3. EXTRAÇÕES: Alternativas para a extração foram explicadas (tratamento de canal, coroas, cirurgia periodontal etc.) e eu autorizo o meu dentista a remover os dentes permanentes _______________________ e quaisquer outros necessários por motivos descritos no parágrafo 3. Eu entendo que a remoção dos dentes nem sempre remove toda a infecção, se ela existir, e pode ser necessário realizar outro tratamento. Eu entendo os riscos envolvidos na remoção dos meus dentes, alguns dos quais são dor, inchaço, espalhamento da infecção, alvéolo seco (alveolite) ou sensação estranha nos meus dentes, lábios, língua e bochecha (parestesia), que podem durar um período indefinido de tempo ou haver fratura mandibular. Eu entendo que posso precisar de mais tratamento por um especialista se houver complicações durante ou após o tratamento, sendo o custo de minha responsabilidade.
  4. COROAS, PONTES E COBERTURAS: Eu entendo que algumas vezes não é possível acertar a cor do dente natural exatamente com a do dente artificial. Eu também entendo que posso usar próteses temporárias, que podem se soltar facilmente e que eu devo ser cuidadoso para garantir que elas fiquem em posição até que as coroas permanentes sejam entregues. Eu percebo que a oportunidade final para fazer mudanças em minhas novas coroas e pontes, ou coberturas (incluindo a forma, cor e ajuste) será antes da cimentação. Também é minha responsabilidade retornar para cimentação permanente dentro de 21 dias do preparo dentário. Atrasos excessivos podem ocasionar movimentação dentária. Isto pode resultar na necessidade de refazer a coroa, a ponte ou a cobertura. Eu entendo que custos adicionais serão aplicados pela necessidade de refazer em função do meu atraso para cimentação permanente (iniciais ______________________).
  5. TRATAMENTO ENDODONTICO (CANAL): Eu percebo que não existe garantia do tratamento de canal salvar o meu dente, e que complicações podem ocorrer no tratamento, e que ocasionalmente o material que fica dentro do canal pode ultrapassar o limite do dente (ápice), o que não necessariamente afeta o sucesso do tratamento. Eu entendo que ocasionalmente procedimentos cirúrgicos adicionais podem ser necessários após o tratamento do canal radicular (apicetomia). Eu entendo que o dente pode ser perdido apesar de todos os esforços feitos para salvá-los (iniciais ____________________).
  6. PERDA PERIODONTAL (GENGIVA E OSSO): Eu entendo que tenho uma condição séria, causando inflamação ou perda dos ossos e na gengiva, e que isto pode levar à perda dos meus dentes. Eu entendo que fazer qualquer procedimento dentário pode ter um efeito adverso na minha condição periodontal (iniciais __________________).
  7. RESTAURAÇÕES: Eu entendo que devo tomar cuidado ao mastigar com as minhas restaurações, especialmente nas primeiras 24 horas, para evitar a fratura. Eu entendo que uma restauração mais extensa do que a originalmente diagnostica pode ser necessária por haver uma cárie adicional. Eu entendo que a sensibilidade significante é um efeito pós-operatório comum de uma restauração recém-colocada (iniciais __________________).
  8. DENTADURAS: Eu entendo que o uso das dentaduras é difícil. Pontos doloridos, fala alterada e dificuldade na mastigação são problemas comuns. As dentaduras imediatas (colocação após as extrações) podem ser dolorosas. Dentaduras imediatas podem necessitar de diversos ajustes e reembasamentos. Um reembasamento permanente será necessário mais tarde. Isto não está incluído no custo da dentadura. Eu entendo que é minha responsabilidade retornar para entrega das dentaduras. Eu entendo que a falha em atender à consulta de entrega da dentadura pode resultar em próteses mal adaptadas. Se for necessário refazer a dentadura em função de 30 dias de atraso, haverá cobrança adicional (iniciais _________________).
  9. IMPLANTES DENTÁRIOS: Eu entendo o propósito e a natureza da cirurgia para colocação do implante nas gengivas e no osso. Eu entendo que os riscos associados envolvem dor, inflamação, infecção e descoloração, além do dano aos dentes vizinhos, inflamação em uma veia, fraturas ósseas, penetração no seio maxilar, cicatrização demorada. Também é possível ter dor de cabeça, dor na articulação temporomandibular, dor no pescoço ou músculos da face e dor/cansaço ao mastigar. Afirmo que o doutor explicou que não existe um método preciso para medir a cicatrização do osso e da gengiva após a cirurgia. Entendo que em alguns casos os implantes falham e precisam ser removidos. Eu entendo que o fumo, álcool ou açúcar em excesso podem prejudicar a cicatrização e limitar o sucesso do implante. Eu concordo em seguir as orientações de higiene caseira, visitar o meu doutor regularmente, não dirigir um veículo motorizado ou perigoso por 24 horas até passar o efeito da anestesia e dos medicamentos. Se após a cirurgia de colocação do implante forem necessários procedimentos adicionais, eu autorizo o meu dentista a realizá-los, conforme parágrafo 3.

 

Eu dou consentimento para o uso de fotografia, filmagem e registros, contanto que a minha identidade não seja revelada.

Eu entendo que a Odontologia não é uma ciência exata e, assim, praticantes reputáveis não podem garantir os resultados. Eu reconheço que não existe garantia feita por qualquer pessoa sobre o tratamento odontológico que eu requisitei e autorizei.

E aqui autorizo os doutores ou suas auxiliares a proceder com e realizar as restaurações e tratamentos como já foi explicado para minha pessoa. Eu entendo que isto é apenas uma estimativa e sujeita à modificação, dependendo de circunstâncias não previstas que podem surgir durante o curso do tratamento. Eu entendo que, independente de qualquer cobertura de seguro que eu tenha, eu sou responsável pelo pagamento de todos os custos odontológicos. Eu concordo em pagar os honorários dos advogados, ou os custos do processo, que podem ser incorridos para satisfazer esta obrigação.

 

ASSINATURA DO PACIENTE: ____________________________DATA:__________

ASSINATURA DO DENTISTA: ____________________________DATA:__________

 

 

Paulo Rossetti é editor-científico da revista ImplantNews. Cirurgião-dentista, mestre e doutor em Reabilitação Oral - FOB/USP.

 



E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters