INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 12/06/2017 18h07

Células-tronco mesenquimais: não era bem o que você pensava

Mais de 25 anos depois, Arnold Caplan solicita nova mudança no termo.

É muito provável que você receba – ou conheça – alguém que tenha procurado tratamento com células-tronco. Nós sabemos que algumas clínicas prometem, mas não cumprem. Há muitos aproveitadores nesta área, mas também temos pessoas sérias, e nada melhor do que escutar o “pai da coisa”, principalmente quando ele mesmo reconhece que a nomenclatura célula-tronco mesenquimal (Mesenchymal Stem Cell, em inglês) está errada.

Sim, estou falando do Dr. Arnold Caplan, da Case Western, Ohio. Em 1991 (J Orthop Res), ele publicou o artigo com este termo. Agora, em 2017, mais de 25 anos depois, ele clama por uma nova mudança: sai de cena a “célula-tronco mesenquimal” e entra a “célula sinalizadora medicinal”. Entretanto, você vai continuar chamando-a de MSC (Medicinal Signaling Cell).

O motivo é muito simples: centenas de clínicas ao redor do mundo dizem aos pacientes que vão receber benefícios médicos diretos porque eles imaginam que estas células vão se diferenciar nas células que produzem tecidos regenerativos. Tal tratamento vai curar o problema do paciente desde problemas muscoesqueletais até a demência.

Contudo, o que ocorre é que estas células migram para os sítios das lesões e secretam fatores bioativos que são imunomodulatórios e tróficos. Então, estas células são “drogas terapêuticas” in situ (medicinais). Na verdade, são as próprias células-tronco do paciente que constroem um novo tecido quando estimuladas pelos fatores bioativos secretados pelas MSC exógenas.

Nada mais justo do que o criador requerer o direito do nome e de trocá-lo. Afinal, ciência é muito mais do que as medalhas e prêmios.

Leia um panorama completo: Stem Cells Translational Medicine 2017;6:1445-51.

Assista ao Dr. Caplan: http://www.youtube.com/watch?v=03ufQfSUdvc

 

Paulo Rossetti

Editor científico de Implantodontia da ImplantNewsPerio

 


E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters