INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 8/1/2012 14h

O desempenho profissional e a qualidade de vida

Paulo Rossetti ressalta a importância de se tirar o plugue da tomada na hora certa.

Dando continuidade ao que discutimos no texto anterior, vamos falar de "tirar o plugue da tomada". Oito horas por dia, quarenta horas por semana. Mas, na maior parte do tempo, sentado! Mesmo com as aulas clássicas de ergonomia, algumas lesões de cárie ou defeitos periodontais são verdadeiros desafios à gravidade. E é o seu corpo que paga o preço: dedos, punhos, ombros, pescoço e costas. Sem contar a fadiga visual e uma leve "dor de cabeça".

É segunda-feira: você marcha em direção ao consultório, atrasado no engarrafamento, sabendo que o paciente mais complicado está no primeiro horário da manhã. Ao chegar, recebe a notícia que a sua auxiliar está doente. Atravessa o horário do almoço para dar conta de todos os compromissos. No meio da tarde, uma emergência. Ofertas e promoções inundam a sua caixa de e-mail (que você mal teve tempo de ver), além dos clientes que solicitam uma atenção especial pelo celular ou Facebook.

Como o seu corpo vai aguentar tanto estresse físico e emocional? O mundo moderno apresenta diversas soluções. É amplamente sabido que praticar exercícios aumenta a liberação de uma substância chamada endorfina, um analgésico natural. Fazer alongamento antes e após o trabalho previne as lesões por esforços repetitivos. Outras atividades mentais (xadrez, palavras cruzadas, jogos lúdicos, leitura) estimulam e melhoram a sua memória.

Muitos dos nossos colegas até são campeões em algumas atividades esportivas. Obviamente, não é preciso ser medalhista olímpico. Mas, o combustível do corpo humano é o movimento. Conseguir caminhar da sua casa para o trabalho já é uma grande vitória!

Quando a nossa disposição melhora, os pacientes percebem a diferença. E agradecem.

Vamos quantificar o preparo físico e mental? O teste abaixo só leva 15 segundos.



Agora que você já contabilizou sua pontuação, responda com sinceridade: como vai a sua qualidade de vida?

 

Paulo Rossetti é editor-científico da revista ImplantNews. Cirurgião-dentista, mestre e doutor em Reabilitação Oral - FOB/USP; Professor,
Graduação e Pós-graduação da Disciplina de Implantodontia - Universidade do Sagrado Coração - USC/SP; Membro ITI
(International Team for Oral Implantology).



E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters