INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 10/5/2012 11h14

IN MEMORIAM - César Augusto Arita (1967-2012)


"Combati o bom combate, guardei a carreira, mantive a fé." - II Timóteo 4.7.

Por que alguns partem mais cedo quando estão no seu melhor momento? Ninguém compreende a agenda divina. É tão misterioso quanto dizermos que só existem dois números na face da Terra (0 e 1) e fazermos tudo com eles. Manhã de sexta-feira, telefonema conhecido, assunto inesperado: César Arita encerrava sua trajetória, aos 45 anos, vítima de uma infecção generalizada. Difícil de aceitar.

Por trás daquelas lentes delicadas e do aspecto grandalhão (que intimidava os que não o conheciam) deste menino de Marília, havia dentro um coração de ouro. Fora dos holofotes, a timidez, a voz calma e a paciência de um mestre eram evidentes. Nos palcos, virtuosidade e energia pura, sempre canalizada para o bem-estar do ser humano.

Que estranha coincidência histórica faz com que os homônimos perpetuem o trabalho dos seus antecessores de forma tão singular? César Augusto foi o primeiro imperador romano, favoreceu as artes e as letras, construiu a paz. Pós-graduado em Reabilitação Oral, o nosso César também usava com maestria a espada da tecnologia para desconstruir os dogmas da oclusão, da prótese e da Implantodontia.

Nos últimos meses, a "convivência digital" tornou-se maior. Seu conhecimento acumulado entre as passagens pelos Estados Unidos, pela Europa e pela América do Sul certamente o faziam ímpar. Em função do IN 2013, a VMCom era uma espécie de "Casa Branca", e o "Arita-San" era carinhosamente referido por mim como "Senhor Presidente". Ele gargalhava. Encarava tudo com extrema simplicidade e humildade, e estava animado para dar nova dimensão ao seu trabalho.

Diretor científico, palestrante, pai, marido, cirurgião-dentista, amigo. Ficam as lembranças que o tempo não consegue apagar.

Sentiremos sua falta.


Paulo Rossetti é editor-científico da revista ImplantNews. Cirurgião-dentista, mestre e doutor em Reabilitação Oral - FOB/USP; Professor,
Graduação e Pós-graduação da Disciplina de Implantodontia - Universidade do Sagrado Coração - USC/SP; Membro ITI
(International Team for Oral Implantology).



E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters