INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 11/12/2012 54h1

Implantes curtos ou memória curta?

Paulo Rossetti comenta os riscos de fraudes em estudos científicos. Como é possível atestar a confiabilidade de uma informação?

Fui alertado por alguns colegas sobre um editorial recente no European Journal of Oral Implantology, escrito pelo Dr. Marco Esposito. Muito obrigado! Este periódico é conhecido por publicar revisões sistemáticas sobre temas importantes na Implantodontia. O texto expõe um engodo científico envolvendo implantes curtos, e já está disponível na internet. É uma situação que mostra bem como a mente humana realmente é criativa. Mas, onde está a minha preocupação?

Até que se prove o contrário, estas informações são confiáveis e servem de base para tratamento dos nossos pacientes. Se não temos a melhor informação, então temos o quê? Supostamente, os estudos controlados randomizados (RCTs) são os melhores. Bem, até o primeiro telefonema.

Segundo: o papel aceita tudo. Os editores e as revistas estão sujeitos ao constrangimento. Terceiro: mesmo com todos os registros possíveis (plataforma Brasil, comitês de Ética, Clinical Trials etc.), o que garante que há uma fiscalização efetiva do que se faz?

Qualquer mente bem treinada e com conhecimento razoável pode produzir verdadeiras "obras de arte". Assim, talvez a solução seja criar comitês que atestem presencialmente a veracidade dos fatos. Algum membro externo (independente), com capacidade mínima para entender se existe má fé.

Atenção Ministério da Saúde! Está criada uma nova profissão: os caçadores de "estudos fantasmas".

Quem se habilita?

Paulo Rossetti é editor-científico da revista ImplantNews. Cirurgião-dentista, mestre e doutor em Reabilitação Oral - FOB/USP; Professor,
Graduação e Pós-graduação da Disciplina de Implantodontia - Universidade do Sagrado Coração - USC/SP; Membro ITI
(International Team for Oral Implantology).


E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters