INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 18/11/2016 10h41

A globalização ajuda ou atrapalha o dentista?

Para Marco Bianchini, investir na profissão é a ferramenta certa para seguir atualizado.

O fenômeno da globalização atinge todas as áreas ocupadas pelos seres humanos. Na Odontologia isto não é diferente. Dificilmente um profissional consegue realizar uma técnica com exclusividade. Na maioria esmagadora dos casos, as novas técnicas passam rapidamente a ser dominadas por todos, devido à impressionante rapidez de divulgação e proliferação das informações. Assim, a exclusividade de manobras torna-se cada vez mais escassa e aqueles profissionais que diziam que “só eu faço esta técnica” tornaram-se ultrapassados. Hoje em dia, quando você menos espera, já existe alguém fazendo o que você faz, e melhor do que você.

Apesar destas indiscutíveis constatações, ainda existem muitas cabeças que se voltam contra esta realidade. A impressionante vontade do ser humano de ser dominador e de reter informações e privilégios a alguns poucos escolhidos, persiste no nosso meio. Para estes críticos algozes da globalização, a sociedade atual molda seus membros pelo dever de desempenhar o papel de consumidor. Assim, o Estado tornou-se um mero espectador, dominado e sem poder de reação, sendo afetado de forma negativa, fazendo com que sua capacidade decisória seja mínima e extremamente limitada, proporcionando um poder muito maior às leis de mercado e consumo.

Todos podem ser lançados na moda do consumo, desejar ser um consumidor e aproveitar as oportunidades oferecidas. No entanto, nem todos podem ser consumidores, pois o acesso a estes benefícios irá exigir muita determinação, investimento em formação, trabalho duro e planejamento de longo prazo. Na nossa realidade odontológica, a coisa funciona assim também. Aqueles profissionais que já entenderam que o mundo mudou e está menor, deixaram o medo de lado e estão investindo na profissão. O crescimento profissional tem um preço, e este preço é investir permanentemente na sua carreira. Isso inclui o aperfeiçoamento constante, através de cursos de formação e educação continuada, além da renovação frequente de equipamentos e instalações, para que o seu ambiente de trabalho não se torne obsoleto.

O mundo é cada vez mais cosmopolita e extraterritorial. As fronteiras dos estados foram derrubadas, como também das mercadorias, capital e finanças. Quem não entender este processo vai ser atropelado pela concorrência. Ao contrário do que muitos falam, estes fatos são inclusivos e geram oportunidades a todos. Se você abrir o seu computador, você vai encontrar uma gama de vídeos, textos, imagens, dicas e artigos que irão lhe ensinar, de graça, muitas técnicas de Implantodontia, fato este que, alguns anos atrás, só seria possível com um deslocamento físico.

A globalização na economia veio para melhorar as coisas e não para piorar. As fronteiras e o protecionismo exagerado só geraram guerras e desilusões. O que precisamos é sair de trás de um Estado assistencialista que só fornece benefícios aos amigos do Rei. Acorde cedo, tome um banho e vá trabalhar. Procure parceiros, faça sociedades, visite o seu gerente bancário, estude, participe de grupos de estudos on-line, acredite no seu potencial e no potencial da nossa profissão. Rapidamente você vai sentir os resultados.

"Disseram-lhe os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não dizes parábola alguma. Agora conhecemos que sabes tudo, e não precisas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus. Respondeu-lhes Jesus: Credes agora? Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." João 16:29-33 
 
 
   

Marco Bianchini

Professor adjunto IV do departamento de Odontologia (disciplinas de Periodontia e Implantodontia) e coordenador do curso de especialização em Implantodontia - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Autor do livro "O passo a passo cirúrgico em Implantodontia".

Contato: bian07@yahoo.com.br

 



E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters