Publicado em: 28/03/2017 às 16h25

IN 2017 reúne grandes nomes da Prótese em cursos de imersão e mesas-redondas

Encontro de craques: evento contará com profissionais de renome nacional e internacional.

(Ilustrações: Lézio Júnior)


A Prótese Dentária será amplamente debatida durante o IN 2017 – Latin American Osseointegration Congress, que acontecerá de 23 e 26 de agosto, no Anhembi, em São Paulo (SP). Duas das seis mesas-redondas que formam a programação do evento terão a Prótese Dentária como tema central. Já no que diz respeito aos cursos de imersão, oito dos 24 serão dedicados a essa especialidade. Além disso, outros grandes professores estarão na programação comandando atividades relativas ao tema.

 
Segundo Mario Groisman, presidente do evento, o IN 2017 é um componente absolutamente importante no processo de transformação do conhecimento em sabedoria, tanto pela quantidade de informações quanto pela qualidade do corpo docente e discente.
 
Confira as abordagens de alguns destes destaques:
 
- “Perspectivas, possibilidades e previsibilidade com diferentes sistemas cerâmicos em restaurações sobre dentes e implantes” será o foco do curso de imersão de Sidney Kina. A discussão englobará as variáveis das restaurações envolvendo sistemas cerâmicos, padrões oclusais e os diferentes tipos de cerâmica, com o objetivo de compor um protocolo completo que servirá como base para orientar as decisões clínicas.
 
- O belga Eric Van Dooren e o brasileiro Victor Clavijo mostrarão como alcançar melhores resultados na zona de transição. Durante a imersão, será destacada a importância do preparo dentário, do planejamento, da instalação do implante, dos materiais restauradores e das técnicas utilizadas na fase de cimentação ou parafusamento, na obtenção de um resultado estético satisfatório com dentes naturais e próteses sobre implantes.
 
- “A função da estética: princípios fundamentais da prótese clássica na era digital” foi o tema adotado por Marcelo Calamita, que vai reforçar a importância do planejamento de um tratamento, além de discutir os aspectos críticos para incorporar os princípios funcionais e biológicos ao projeto restaurador, superando as expectativas com o conforto, estabilidade e longevidade.
 
- Em seu curso de imersão, Marcelo Lucchesi Teixeira mostrará como o sistema DPR pode auxiliar na tomada de decisão clínica, facilitar a execução dos procedimentos e gerar resultados mais previsíveis.
 
- Marco Antonio Bottino e Renata Faria falarão sobre a escolha do material como um dos aspectos mais importantes para um resultado final adequado e duradouro em reabilitações protéticas sobre implantes e dentes, restritas ou extensas.
 
- German Gallucci, dos Estados Unidos, analisará as considerações clínicas e indicações para implantes dentários, no contexto de sua aplicação direta à reabilitação estética implantoprotética, na aula “Resultados estéticos e tecnologias digitais na prótese sobre implante”.
 
- “Complicações em implantes dentais nas áreas estéticas: somente o planejamento não basta!” será o ponto central da apresentação de Oswaldo Scopin, que mostrará soluções clínicas para prevenção e soluções de complicações com implantes, detalhando os parâmetros que devem ser seguidos em casos que envolvem áreas estéticas.
 
- A equipe multidisciplinar da clínica Ateliê Oral – composta por Marcelo Kyrillos, Marcelo Moreira, Luis Calicchio, Gustavo Giordani e Wagner Nhoncance – vai explorar com profundidade as reabilitações orais com finalização em cerâmicas dentais.
 
- A mesa-redonda “Número de implantes, design e posição: quais fatores-chave fazem a diferença?” contará com a presença de German Gallucci (Estados Unidos), Juan Carlos Abarno (Uruguai), Daniel Telles e Francisco Todescan. Presidida por Valdir Muglia, a discussão apontará as diferenças entre maxila e mandíbula, e como elas influenciam no comprimento, formato, superfície, distribuição e diâmetro dos implantes, no projeto final das próteses, bem como na sua manutenção e longevidade.
 
- Sob a coordenação de Carlos Araújo, a mesa-redonda “Desenhos de reconstruções cerâmicas sobre pilares para implantes: como tomar uma decisão?” terá a participação de Guillermo Cagnone (Argentina), Bernard Touati (França), José Geraldo Malaguti e Diego Klee.
 
As adesões ao IN 2017 já estão abertas. No site www.in2017.com.br é possível fazer a adesão e conferir todas as informações sobre valores, hospedagem, programação científica e demais atividades do congresso.