Publicado em: 28/03/2017 às 16h30

Celebrando a evolução

Celebration PróteseNews apresenta-se ao mercado com um conceito inovador e abordagens profundas sobre aspectos fundamentais da Prótese Dentária.

Evento reuniu mais de 300 participantes de 18 estados (Fotos: Jaime Oide)

 

Por Flavius Deliberalli


A primeira edição do Celebration PróteseNews comemorou os dois anos de lançamento da revista PróteseNews. Com uma proposta diferente para atualização clínica, o evento apostou no conceito de imersão total, composto por quatro apresentações de quatro horas de grandes nomes da Prótese Dentária brasileira: Dario Adolfi, Marcelo Calamita, Oswaldo Scopin e Diego Klee.

Segundo Marco Antonio Bottino, editor-científico da revista e presidente do evento, foi dado um passo à frente no sentido de complementar o trabalho desenvolvido com a publicação. “O Celebration PróteseNews, assim como a própria revista, tem como missão promover o desenvolvimento da Prótese Dentária nos contextos clínico e laboratorial, e da Odontologia como um todo. Agora que contamos com um evento especialmente desenhado para os profissionais, nosso projeto torna-se mais abrangente”, aponta.
 


Para Haroldo Vieira, coordenador executivo do evento e diretor da VM Comunicação, este encontro celebra o sucesso da principal publicação brasileira no campo da Prótese Dentária, que está ampliando seu alcance.

O evento reuniu mais de 300 participantes de 18 estados brasileiros, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP), nos dias 24 e 25 de novembro. Paralelamente, também foi realizada uma exposição promocional para que os congressistas pudessem conhecer novidades em serviços e produtos das empresas participantes (Compass 3D, Coraldent, Dental Cremer, EFF Componentes, ERO Prótese, Impladen, Ivoclar Vivadent, Laboratório Alberto Calasans, Labordental, Oral Sin Franchising, Pretty do Brasil, Proheal/Allumina, Quintessence Editora, Revista PróteseNews, Romanini e Vipi).
 

Foco em qualidade

Ao invés de ciclos com aulas curtas, o Celebration PróteseNews apostou no conceito de imersão total, ou seja, uma proposta diferente para atualização, mas que atinge com maior precisão o objetivo de aprimoramento profissional.

Dessa forma, os quatro ministradores – Dario Adolfi, Marcelo Calamita, Oswaldo Scopin e Diego Klee – tiveram quatro horas cada para apresentar o conteúdo e responder dúvidas dos congressistas. Assim, os participantes têm acesso a informações de alta qualidade, proporcionadas por abordagens profundas e detalhadas.

Cada palestrante apresentou um tema fundamental no universo da Prótese Dentária, oferecendo, ao final de dois dias de evento, um panorama completo e enraizado da reabilitação oral.

Com o tema “Planejamento e execução das reabilitações totais com sistema CAD/CAM. Uma abordagem clínica e laboratorial”, Dario Adolfi deu início ao encontro. Mostrando como os conhecimentos clínicos e laboratoriais devem ser aproveitados na obtenção do melhor resultado estético e funcional, ele fez uma profunda descrição dos novos e diferentes materiais que foram desenvolvidos para o sistema CAD/CAM e as suas diversas indicações clínicas, tanto no âmbito da restauração dos dentes naturais quanto de próteses. “A minha abordagem em reabilitação total é diferente, pois atualmente temos uma alta demanda por estética”, resume o ministrador.

Já Diego Klee explorou a “Precisão e estética em próteses sobre implantes no setor anterior”, concentrando-se na integração entre dentista e TPD nas reabilitações com maior impacto estético, assim como na escolha das técnicas de acordo com a previsibilidade de cada caso.

Baseado no binômio “evidência científica/relevância clínica”, Marcelo Calamita discorreu sobre “A função da estética: decisões pragmáticas para a longevidade dos tratamentos restauradores”. Ele se aprofundou em aspectos críticos nas tomadas de decisão, tanto em planejamentos simples como complexos. Também defendeu a importância da incorporação dos princípios oclusais, estruturais e biológicos ao projeto de restauração estética. “Tratei da importância do planejamento, de fazer um projeto onde se estabeleça, de antemão, o desenho final do trabalho, os passos necessários para se chegar a esse resultado. Enfatizei algumas situações clínicas que são críticas dentro da sequência de todo o processo, para chegar ao resultado, sempre de forma previsível e consistente”, explica.

O encerramento da programação científica do evento aconteceu com a aula de Oswaldo Scopin, sob a temática “Reabilitação total adesiva: controle total em oclusão e estética”. Partindo de uma dissertação sobre a evolução da Odontologia restauradora a partir do avanço da tecnologia adesiva, ele detalhou os aspectos mais importantes em cada etapa do tratamento. “Minha abordagem mostrou como a concepção de controle total de todos os fatores podem ser usados para elevar o sucesso clínico de uma reabilitação. A experiência que obtivemos mostra que essa concepção é muito eficiente, principalmente quando aplicada em casos em que usamos os novos materiais disponíveis”, assinalou.

Reserve em sua agenda. A edição 2017 do Celebration PróteseNews já tem data marcada: 23 e 24 de novembro.