Publicado em: 05/06/2017 às 10h12

IDS 2017: planeta odonto celebra sua evolução

O sucesso absoluto de mais uma edição do IDS – International Dental Show destaca o desenvolvimento tecnológico da Odontologia em escala internacional.

 

Por Adilson Fuzo
Colaboração: João de Andrade Neto e Paulo Rossetti
 
Os alemães deram mais um show de organização e competência no IDS 2017, a edição mais recente do International Dental Show, realizado em março, em Colônia. Mais de 2.300 expositores do mundo todo estiveram presentes para receber um público de 155 mil pessoas.
 
Foi mais uma edição repleta de recordes para a Koelnmesse, organizadora do evento. Lamentavelmente, o vigor do mercado odontológico internacional e o incrível volume de lançamentos deixa ainda mais evidente a apatia que assola atualmente a economia brasileira. 
 
Se nas edições anteriores a forte presença das tecnologias digitais já chamava a atenção, em 2017 ficou claro que a Odontologia digital já é fato consumado no mercado internacional. Praticamente todas as empresas importantes do mercado dispunham de soluções nessa área.
 
Os brasileiros aproveitaram a presença na feira do mercado odontológico mundial para promover a Business Table Brazil, um fórum de debates sobre as possibilidades de desenvolvimento da Odontologia no País. O encontro foi organizado pela APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) e teve como objetivo chamar a atenção de empresas internacionais da área odontológica para o mercado brasileiro. Foram debatidos temas como a atual situação do País, o sistema regulatório nacional, informações importantes sobre impostos, além de diretrizes e detalhes do sistema de Relações Internacionais da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
 
Outra iniciativa de sucesso foi o pavilhão brasileiro organizado pela Abimo em parceria com a Apex-Brasil, que contou com 27 empresas do setor: Aditek, Angelus, Bio-Art, Biodinâmica, Bionnovation, Cristófoli, Dentflex, Dentscler, DFV, DMC, Driller, DSP, Essence Dental, Heal Tech, Indusbello, KG Sorensen, Maquira, Olsen, Quinelato, ROIC, SIN Implantes, Signo Vinces, Sistema INP, Systhex, Technew e Titanium Fix. “Nosso objetivo é mostrar para o mundo o potencial da Odontologia brasileira e seu parque industrial, bem como fortalecer as exportações nesse segmento”, explicou Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da Abimo. Adicionalmente, outras dez marcas brasileiras estiveram representadas em estandes próprios: Alliage, Angelus, Dabi, FGM, Gnatus, Microdont, Neodent, Riellens, Septodont e Vipi.
 
Nossa equipe esteve em Colônia, a convite dos organizadores do IDS 2017, e selecionou alguns dos destaques mais interessantes para os leitores da ImplantNewsPerio e PróteseNews. Confira a seguir o que algumas das grandes empresas do setor apresentaram no evento.
 
Straumann apresentou uma série de lançamentos, entre eles o BLT 2,9 mm – o “SmallOne”, que traz uma vantagem signifi cativa em casos de limitação de osso ou espaço. Destaque também para o Pure two-piece ceramic implants, uma solução de duas peças que oferece maior facilidade de colocação do que um monótipo, além de ser mais flexível para restaurações.
 
Neodent anunciou o lançamento de uma nova linha de implantes cerâmicos de duas peças, previsto para 2018. O produto será feito em parceria com a empresa Maxon Motor, que conta com 25 anos de experiência na manufatura com produtos cerâmicos e grande knowhow na tecnologia de injeção.
 
Comemorando um ano de fusão, a Dentsply Sirona levou mais de 50 lançamentos nas diversas linhas em que atua. Na área de implantes, destacaram-se: SmartFix Concept, uma solução para cirurgias menos invasivas; o Atlantis Custom Base, que é um sistema de restauração; o mySimplant, um serviço de planejamento para cirurgia guiada; e o OsseoSpeed Profile EV, um implante para situações específicas.
 
Juntamente com o módulo de software "Ceramill M-Gin", a Amann Girrbach lançou um sistema para pontes implantossuportadas próximas à gengiva. Com ele, será possível projetar dentes anteriores personalizados. Outras novidades também levadas pela empresa ao IDS foram: Ceramill Map400, Ceramill Zolid HT+, Ceramill Zolid FX Multilayer, Ceramill Mikro IC e o Ceramill Mikro 5X.
 
Entre as novidades da Nobel Biocare, destaca-se o Multi-unit Abutment Plus, um componente que acaba com a necessidade de utilização de parafusos durante o processo e promete uma significativa economia de tempo durante o tratamento com a técnica all-on-four. A empresa também lançou os conceitos Trefoil e On1, além do novo protocolo CAD/CAM, que promete reduzir o tempo na criação do plano de tratamento no fluxo de trabalho entre o clínico e o laboratório.
 
A parceria entre Nobel Biocare e KaVo Kerr também foi destacada durante a feira. Juntas desde 2014, as marcas criam soluções integradas. Entre elas está o novo software de diagnóstico DTX Studio, voltado para a digitalização de dados, planejamento, cirurgia e restauração. Segundo a empresa, o DTX Studio será compatível com Mac e Windows, e servirá como um hub digital para conectar as mais recentes soluções das empresas.
 
O novo scanner intraoral TRIOS 3 Wireless foi um dos destaques da 3Shape. O novo dispositivo tem como diferencial a conectividade sem fio, oferecendo maior liberdade de movimento para o profissional. Além de realizar a moldagem digital, o TRIOS 3 Wireless oferece outras funções para que o cirurgião-dentista opere o software à distância. A 3Shape também apresentou a sua nova linha E de scanners para laboratórios.
 
A Ivoclar Vivadent aproveitou o evento para destacar a Ivoclar Digital, sua nova marca voltada para oferecer produtos de alta qualidade em toda a cadeia de processo digital, desde o clínico até o profissional do laboratório. O knowhow adquirido pela empresa ao longo de muitos anos – marcado pelo sucesso do IPS e-max – foi integrado ao workflow de Odontologia digital. A empresa garante que dará ênfase à garantia de processos fáceis e compreensíveis, desde a seleção de materiais até a produção das restaurações.
 
Vita Zahnfabrik está investindo em um novo conceito de "reabilitação oral livre de metal", na qual a cerâmica substitui também o titânio dos implantes. Durante o IDS 2017, a empresa divulgou as atividades do grupo Prosec – Progress in Science and Education with Ceramics, cujo objetivo é desenvolver pesquisas com produtos cerâmicos no âmbito da Implantodontia. O Prosec é encabeçado pelo renomado pesquisador Jörg Strub e tem colaboração de nomes como Andrea Mombelli, Gerhard Iglhaut, Florian Beuer, Wilfried Wagner e Ronald Jung.
 
Interessantes e inovadores
 
Gosta de novidade? Confira alguns dos produtos que nossa equipe encontrou nos corredores do IDS 2017.
 

STRUCTO DENTAFORM

A Structo, empresa de Cingapura, lançou uma impressora 3D de alta velocidade para a montagem de coroas e pontes. Ela foi desenvolvida com a tecnologia própria de Estereolitografia de Máscara (MSLA), mais rápida do que as impressoras convencionais, e promete imprimir até 30 modelos dentários em um período de uma hora e meia. O equipamento ainda apresenta uma plataforma de construção de 200 x 150 mm e tem capacidade para imprimir em até 50 micrômetros (XY) de resolução sem perder a qualidade.

 


MASSAD EDENTULOUS LOW TEMP TRAY
Uma moldeira de baixa temperatura que proporciona mais clareza e resistência do que as opções convencionais. Ela é feita de um material termoplástico e utiliza a técnica desenvolvida pelo Dr. Joe Massad, que envolve camadas de múltiplas viscosidades de materiais de impressão para obter informações detalhadas da boca. Ele pode ser formado diretamente na boca, com um banho de água quente, sendo moldável pelo calor. O produto da Nobilium está disponível em cinco diferentes tamanhos.

 


SMARTICULATOR

O articulador magnético para rápida montagem, acessível aos usuários do sistema CAD/CAM e com fluxo de trabalho completo, foi um dos destaques que a empresa indiana Navadha levou ao IDS. Ele pode ser preparado para o trabalho em menos de dois minutos e garante um ambiente de trabalho limpo e seguro. É recomendado para casos complexos, como cirurgias, e em casos mais simples, como reparos rápidos, coroa e ponte, protetores bucais e apneia do sono.

 


ZIRCO1

O sistema de polimento da Kenda promete acabamento de alto brilho em zircônia e em todas as cerâmicas em apenas uma etapa. Ele possibilita o trabalho com dissilicato de lítio e traz, entre suas vantagens, a diminuição do acúmulo de placa, a redução das fraturas nas restaurações e a possibilidade de evitar o desgaste excessivo do esmalte oposto, além de garantir o resultado estético esperado.

 



SOPRANO 10

Trata-se de uma cerâmica com composição de vidro de dissilicato de lítio e zircônio. O produto da Cendres+Métaux SA apresenta uma textura viscosa durante o processamento, que se estabiliza após a conclusão do trabalho. Isso permite uma modelagem precisa em menos tempo e com manutenção da cor.

 

OCCLUSENSE
A Bausch desenvolveu um sistema para verificação de oclusão digital. O OccluSense combina representação tradicional e digital das condições de pressão nas superfícies oclusais. O aparelho é utilizado juntamente com um sensor de pressão descartável de 60 μ, que funciona como um “carbono filme” convencional. A força da mastigação do paciente é digitalmente capturada, com 256 níveis de pressão. Ainda, há um aplicativo que apresenta os dados em 2D ou 3D, incluindo as forças de mastigação, com até 150 imagens por segundo. Ele possibilita o armazenamento das fichas dos pacientes em sistema.

 



LIVENTO PRESS

Cerâmica de vidro de dissilicato de lítio, indicada para restaurações monolíticas de dentes simples e para pontes menores com conexão na região anterior. Apresentada pela Cendres+Métaux SA, está disponível em 31 tons, que permanecem estáveis e tornam o trabalho previsível.

 


HEXSCAN

Uma conexão hexagonal padronizada em apenas quatro tamanhos e que cobre todas as formas dentárias. É um novo referencial na estrutura da prótese dentária, da Cendres+Métaux SA. Entre as vantagens prometidas pelo produto, estão: antirrotação com ajuste dos dentes, arestas arredondadas que reduzem a carga sobre a prótese e evitam quebras e rachaduras, além de paredes paralelas que permitem um encaixe seguro e permanente do dente à estrutura protética.

 



SIBELIO PINK

Composto reforçado com vidro fotopolimerizável na cor rosa, indicado para restaurações e reproduções gengivais de forma estética e natural.Os tons de coloração podem ser combinados e misturados individualmente. O produto é apresentadoem um kit e está disponível em consistência pastosa e fluida.

 


THERMO CLONE VPS

Um dos destaques que a Ultradent levou ao IDS é o Thermo Clone VPS, um material de impressão de silicone que visa facilitar a tomada de impressões com tempos consistentes de fixação e sensibilidade à temperatura, que se ativa quando colocado na boca do paciente. Permite um tempo de trabalho longo, com um curto período de ajuste e perda de tempo mínima na zona crítica, onde ocorrem distorções.