Publicado em: 05/06/2017 às 10h12

A arte e a ciência dos preparos dentários

A obra Preparos Dentários: Ciência e Arte, do professor Clovis Pagani, detalha os princípios básicos e o sequenciamento dos preparos dentais.

 

A preparação bem executada da cavidade dentária é determinante para o sucesso dos procedimentos restauradores. Partindo desse princípio, a obra Tooth Preparations: Science & Art (em português, Preparos Dentários: Ciência e Arte), de autoria do professor Clovis Pagani, detalha de maneira prática e objetiva os princípios básicos e o sequenciamento dos preparos dentais, além de descrever os diferentes desenhos de preparação indicados nas mais variadas situações clínicas.
 
Com foco no cuidado biológico, na preservação da estrutura dentária e na precisão, Pagani fornece orientação sobre a incorporação desses princípios nos tratamentos e também sobre instrumentação, focando na melhora da destreza e da concentração. “Procurei mostrar que os avanços tecnológicos alcançados exigem ainda mais atenção aos detalhes e às etapas do processo de restauração”, afirma o autor.
 
Mais de 700 ilustrações 3D foram usadas com sofisticação para detalhar o passo a passo de cada tipo de preparo apresentado ao longo dos oito capítulos, divididos entre os temas: planejamento restaurador; princípios, sequências e ferramentas de última geração para preparações; restaurações intra e extracoronais; dentes comprometidos; restaurações fresadas adesivas; preparações minimamente invasivas; e preparações para restaurações CAD/CAM.
 
A versão em inglês foi lançada pela Quintessence Publishing no último mês de março durante a 37ª edição do International Dental Show (IDS), realizado em Colônia, na Alemanha. Já a versão em português foi publicada no Brasil pela Editora Napoleão; e, em breve, estará disponível também em mandarim, polonês e italiano. A obra tem coautoria de Eduardo Galera da Silva e Daniel Maranha da Rocha, além da colaboração de Rodrigo Furtado de Carvalho, Dennis J. Fasbinder e Gisele Neiva.