Publicado em: 17/08/2017 às 10h54

Ateliê Oral: muito além dos dentes

A programação diferenciada garantiu o sucesso absoluto do encontro, que atraiu mais de mil profissionais de Odontologia estética de todo o Brasil.

Gustavo Giordani, Marcelo Kyrillos, Marcelo Moreira, Luis Calicchio e Wagner Nhoncance, que comandam o Ateliê Oral. (Fotos: Jaime Oide)

Por Flavius Deliberalli
 
Celebrar os 25 anos do Ateliê Oral, reciclar os conhecimentos clínico-laboratoriais e aprimorar a gestão de clínicas e consultórios. Estes foram os bons motivos que levaram mais de mil profissionais de Odontologia ao Ateliê Oral International Meeting, que aconteceu no final de junho, em São Paulo, e foi organizado pela VM Comunicação.
 
A programação diversificada do encontro reuniu mestres da Odontologia estética e personalidades de áreas distintas da gestão corporativa. Aliás, este foi o assunto predominante no auditório principal ao longo de todo o primeiro dia, que começou com o cirurgião-dentista e gestor Celso Orth destacando a importância da primeira consulta na efetivação dos tratamentos e com a palestra do historiador Leandro Karnal sobre fatores comportamentais que travam o desenvolvimento humano. Em seguida, Gustavo Cerbasi, especialista em finanças, subiu ao palco para falar sobre como alcançar o equilíbrio nas escolhas que envolvem dinheiro.
 
A apresentação de Paulo Storani, ex-capitão do Bope, incendiou a plateia, que se manteve participativa e empolgada com a interessante abordagem a respeito das táticas para a formação de uma equipe de alto rendimento. Logo depois, Ricardo Amorim, economista da GloboNews e de outros veículos de comunicação de representatividade, fez uma explanação sobre o cenário econômico do País e as possibilidades de crescimento para os profissionais de Saúde. Para finalizar o dia, Villela da Matta, especialista em business coaching, expôs perspectivas para os dentistas se tornarem empreendedores e melhorarem a condução de seus negócios.
 
Palestras sobre coaching aplicado na Odontologia, contabilidade digital e responsabilidade civil e ética, além de questões ligadas à organização da clínica, foram apresentadas no auditório #LIVE e complementaram a programação do evento.
 
Celso Orth Leandro Karnal Gustavo Cerbasi Paulo Storani Ricardo Amorim Villela da Matta

 

De acordo com Marcelo Kyrillos, sócio e fundador do Ateliê Oral, a programação com foco no desenvolvimento da carreira e do negócio foi criada para conscientizar os dentistas de que o sucesso da clínica não depende exclusivamente do conhecimento técnico.
 
Contudo, a proposta de atualização clínica foi outro ponto alto do Ateliê Oral International Meeting, reunindo temas como longevidade de restaurações cerâmicas, planejamento estético e funcional para as reabilitações totais, reabilitação protética de dentição comprometida com base no conceito MIPP, Odontologia emocional, aplicação da ciência relevante em Odontologia avançada e a influência da adesão e dos materiais nos processos de restauração. Todos esses assuntos foram abordados detalhadamente por grandes nomes da Odontologia restauradora estética, como os brasileiros Oswaldo Scopin, Dario Adolfi, Christian Coachman e Ronaldo Hirata, e os estrangeiros Leonardo Bacherini (Itália) e Touradj Ameli (Estados Unidos).
 
A mesa-redonda “Prótese dentária – o outro lado da moeda” foi uma das atividades mais aguardadas da programação. Sob o comando de Oswaldo Scopin e Dario Adolfi, oito renomados TPDs (Paulo Battistella, Leonardo Bocabella, Murilo Calgaro, Diogo Folgueras, Wagner Nhoncance, Cristiano Soares, Juvenal Souza Neto e Sandro Souza) realizaram um intenso debate sobre o impacto da tecnologia nos trabalhos protéticos.
 
Oswaldo Scopin Dario Adolfi Leonardo Bacherini Christian Coachman Touradj Ameli Ronaldo Hirata

 

Paralelamente, no auditório #LIVE aconteceu o ciclo de palestras “Mulher Dentista Mulher”, no qual as cirurgiãs-dentistas Andréa Melo, Andréa Brito, Maristela Lobo, Fabrícia Almeida, Carla Kassis e Paula Cardoso compartilharam seus conhecimentos e experiências no contexto de temas clínicos de alta relevância.
 
Para Haroldo Vieira, diretor da VM Comunicação, o Ateliê Oral International Meeting fez a diferença. “Os profissionais de Odontologia que estiveram presentes no evento receberam um conjunto de informações que vai proporcionar um grande impacto em suas carreiras”, ressalta.
 
A equipe do Ateliê Oral também participou ativamente do encontro. Marcelo Kyrillos, Marcelo Moreira, Luis Calicchio, Gustavo Giordani, Wagner Nhoncance e outros membros da clínica protagonizaram o gran finale do encontro. Sob o tema “Odontologia interdisciplinar baseada na filosofia Ateliê Oral – do artesanal ao digital”, eles compartilharam com o público a resolução de casos, assim como a maneira como são planejados e realizados os tratamentos.
 
Ao longo do encontro, o Ateliê Oral também fez o lançamento oficial da quarta publicação de sua trajetória. Editado pela Quintessence e intitulado “Arquitetura do sorriso e a construção de uma marca”, o livro retrata, em detalhes, a resolução de casos simples e complexos, e destaca a história da clínica que hoje se tornou um grupo.
 
Ministradores e presidentes da mesa-redonda.