Publicado em: 09/11/2017 às 17h02

Restaurações transitórias usando o método DSD

As restaurações de transição são boas opções para testar uma nova posição de maneira conservadora.

As restaurações de transição são boas opções para testar uma nova posição de maneira conservadora. Seu objetivo é verificar o desenho estético e funcional com restaurações adesivas adicionais, sem ou quase sem preparo, antes de aplicar procedimentos invasivos irreversíveis. Existem três formas principais de reabilitar o paciente com restaurações de transição desenhadas digitalmente:


Opção 1: restaurações removíveis snap on

A restauração removível tipo snap on também é conhecida como órtese. No caso clínico a seguir, foi obtido um resultado estético aceitável com prótese snap on, mesmo que esse tipo de restauração, geralmente, não seja o mais belo para transição, já que parece muito volumoso e artificial por se sobrepor aos dentes existentes, com uma espessura considerável para garantir resistência e flexibilidade na inserção/remoção. Além disso, possui conectores grandes o suficiente para resistir ao mesmo processo.


Opção 2: restaurações adesivas indiretas

Restaurações adesivas indiretas são restaurações adicionais que serão fabricadas indiretamente usando a tecnologia de usinagem e, geralmente, com compósitos. Normalmente, esta estratégia é realizada quando as restaurações transitórias ficarão na boca por um longo período.


Opção 3: restaurações adesivas diretas

As restaurações adesivas diretas são restaurações adicionais que serão fabricadas diretamente usando um guia feito sobre um modelo impresso do projeto. Geralmente, esta fase é a menos onerosa, além de ser vantajosa quando o espaço não for suficiente para as table tops usináveis. A desvantagem é que ela se deteriora mais rápido e é menos amigável ao tecido mole – por esses motivos, é feita para um período de teste mais curto.

 

Autor:

Christian Coachman
Dentista e ceramista graduado pela USP; Criador do Conceito DSD; Palestrante e consultor internacional; Membro da Academia Brasileira e Americana de Odontologia Estética; Clínica particular em São Paulo.

 

Galeria