Publicado em: 09/11/2017 às 17h13

É assim que a tecnologia faz a diferença

Em seu editorial, Marco Antonio Bottino debate a importância da tecnologia na Prótese Dentária.

Em 2018, a PróteseNews inicia seu quinto ano de circulação, consolidada como uma das principais referências de informação do segmento. Desde o início do projeto, compreendemos a importância que a tecnologia exerce na prática clínica e laboratorial das reabilitações protéticas. Por isso, aceitamos o desafio de ser a principal publicação do mercado na disseminação dos novos recursos tecnológicos na Prótese Dentária.

Por conta desse compromisso, todas as edições da nossa revista sempre contemplaram casos clínicos discutindo a incorporação das novas tecnologias pelos cirurgiões-dentistas ou pelos TPDs. E, com o passar do tempo, essas soluções ocupam um espaço cada vez maior em nossas páginas.

Tempos atrás, ainda podíamos nos dar ao luxo de observar a revolução digital na Odontologia como algo impressionante e encantador. Eu sei que é prazeroso ficar admirando as novidades e sonhando com o que seria “o futuro” de nossa profissão, mas já está na hora de deixar para trás essa fase de deslumbramento. No Brasil, a invasão tecnológica parece estar atrasada em relação ao que existe nos EUA e na Europa. Sim, eu sei que este é apenas mais um reflexo nefasto da nossa crise política e econômica. Mas, não podemos ficar estagnados tecnologicamente, sob pena de condenar à obsolescência toda uma geração de cirurgiões-dentistas, TPDs e, é claro, de pacientes.

Quando falamos em tecnologia na prótese, não estamos falando de nosso futuro, e sim de nosso presente. Está na hora de protesistas e donos de laboratórios brasileiros reavaliarem seu fluxo de trabalho e abraçarem as soluções digitais que efetivamente podem contribuir para o seu dia a dia. Estamos falando de trabalhos mais rápidos, mais baratos e com melhores resultados estéticos/funcionais. É assim que a tecnologia faz a diferença.

O melhor exemplo de como tudo isso se resolve na prática está nesta edição especial da PróteseNews, que você tem em mãos. Apresentamos, a seguir, dez trabalhos inéditos mostrando como os novos recursos digitais, incorporados ao workflow da Prótese Dentária, podem elevar a qualidade da Odontologia que praticamos.

Um time excepcional de profissionais nos honrou com sua participação nessa edição especial sobre tecnologia, por isso este volume é também um presente para nossos leitores. Agradecemos a eles e a todos os autores que contribuíram ao longo do ano para enriquecer o conteúdo da PróteseNews.

Finalizamos 2017 agradecendo também a você, leitor, que nos homenageia com sua preciosa atenção a cada trimestre. Este ano acabou, mas já estamos prontos para enfrentar desafios ainda maiores em 2018. E você é nosso convidado nessa viagem da integração clínico-laboratorial com alta performance.

Uma ótima leitura!

 

Marco Antonio Bottino

Editor científico