Publicado em: 02/10/2018 às 08h16

Implar inaugura projeto futurista

Novo consultório do Implar apresenta soluções de última geração da Dentsply Sirona que contemplam robótica e inteligência artificial.

Sala conceito apresentada por Rodrigo Canelhas, vice-presidente da Dentsply Sirona, e Sergio Dias, diretor do Implar. (Imagem: divulgação)

Por Flavius Deliberalli

 

O hospital odontológico Implar, de Poços de Caldas (MG), inaugurou sua sala conceito com a aplicação dos recursos da tecnologia digital para a Odontologia. A sala foi idealizada pela equipe da Implar para otimizar tempo e custos, aperfeiçoar o trabalho dos profissionais e proporcionar tratamentos de melhor qualidade e com maior comodidade para os pacientes. A Dentsply Sirona participou do projeto oferecendo a tecnologia que equipa a sala. “A união das máquinas com o talento humano, associados ao atendimento e hotelaria, transformaram o tratamento odontológico em uma excelente experiência”, explica Sergio Dias, diretor do Implar.

Após ser avaliado pelos profissionais do hospital odontológico, o paciente recebe um cartão que dá acesso à sala, onde ele é saudado por uma voz sintetizada que dá as boas-vindas citando seu nome.

Na etapa seguinte, já sentado na cadeira digital Sinius, o paciente pode observar sua ficha de atendimento em um telão espelhado, que mostra todos os seus dados, o tipo de tratamento necessário e o passo a passo do que será feito. Enquanto o acompanhante pode se distrair assistindo a um filme, os equipamentos que serão utilizados no procedimento são acionados pelos profissionais da clínica por comando de voz, com suporte de inteligência artificial.

A moldagem digital é realizada pelo scanner Cerec Omnican, que faz a captação das imagens da cavidade bucal e retorna à sua posição inicial em seguida. As dimensões dos dentes que precisarão ser confeccionados são enviadas à fresadora MC XL. Rapidamente, um pequeno bloco é transformado em dente, o qual é enviado para o forno SpeedFire.

A última etapa é a instalação do dente no paciente. Assim, todo esse processo, que poderia durar meses, é concluído em apenas duas horas. Para Rodrigo Canelhas, vice-presidente da Dentsply Sirona para a América Latina, a Odontologia está ultrapassando as fronteiras da tecnologia de ponta e já é possível oferecer tratamentos rápidos, de altíssima qualidade e com excelente custo-benefício para todos. “Esse tipo de consultório é uma novidade no mundo. Esta sala elaborada pelo Implar apresenta ao setor a Odontologia do futuro”, completa o executivo.