Publicado em: 02/10/2018 às 09h06

Tecnologia em Odontologia

O editor científico Marco Antonio Bottino destaca os trabalhos científicos carregados de inovações publicados na revista PróteseNews.

Não podemos ignorar que a tecnologia digital ou a memória artificial está praticamente em todos os setores. Na Odontologia, ela chegou lentamente, de forma tímida, mas seu desenvolvimento aconteceu de maneira surpreendente. Hoje, a tecnologia está presente em praticamente todas as áreas, seja na Ortodontia, Radiologia, Cirurgia ou mesmo em nossos procedimentos protéticos laboratoriais e clínicos. Enfim, a Era Digital não é o futuro, ela está acontecendo agora, diante dos nossos olhos e diariamente nos nossos consultórios.

Nesta edição da PróteseNews, apresentamos trabalhos científicos carregados de inovações: restaurações oclusais ultrafinas que somente os novos materiais e a tecnologia nos permitem fazer, além de preparos dentais com pontas ultrassônicas, meios de diagnóstico pela Odontologia Digital e lentes de contato em zircônia – o que até um passado recente parecia inatingível.

Em síntese, esses artigos têm o papel de nos informar e nos atualizar, para fazermos uma reflexão do que nos espera, para onde temos que caminhar e, assim, não perdermos o momento de “embarcarmos neste avião” (por falar em inovação, aproveito para modernizar o ditado popular que diz “pegar o bonde”).

Esta edição da revista nos conduz a um futuro que já estamos vivenciando, a um caminho sem volta. Então, vamos manter os olhos bem abertos e aproveitar todas as oportunidades. Vamos absorver os benefícios que a tecnologia nos proporciona. Com absoluta certeza, o resultado será dias melhores na Odontologia, uma perspectiva profissional mais promissora e melhores tratamentos aos nossos pacientes.

 

Marco Antonio Bottino

Editor científico da revista PróteseNews