Publicado em: 19/11/2018 às 09h16

O Brasil na rota dos materiais dentários

O principal evento internacional sobre materiais dentários discutiu o desempenho dos produtos existentes no mercado e o desenvolvimento de novas pesquisas na área.

O evento reuniu cerca de 400 participantes. (Fotos: divulgação)


Colaboração: Paulo Francisco Cesar


Neste ano, o Brasil recebeu o mais importante encontro sobre materiais dentários do mundo: o Annual Meeting of the Academy of Dental Materials (ADM), organizado pela Academia de Materiais Dentários (ADM), uma instituição norte-americana que reúne importantes pesquisadores e professores da área de biomateriais dentários.

A escolha do país não foi por acaso, já que o local de realização do meeting é ditado pela nacionalidade do presidente da ADM, que atualmente é o brasileiro Paulo Francisco Cesar, professor do Depto. de Biomateriais e Biologia Oral da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (Fousp).

O Annual Meeting of the Academy of Dental Materials aconteceu durante três dias no início de outubro, no Hotel Summerville, em Porto de Galinhas (PE), e contou com várias atividades científicas desenvolvidas para os 400 congressistas, que puderam assistir a palestras e apresentar seus trabalhos em forma de painéis.

Paulo Francisco Cesar, atual presidente da ADM, dá as boas-vindas a Camila Madruga, Marco Antonio Bottino, Renata Marques de Melo Marinho e Rodrigo Othávio de Assunção e Souza.

 

O foco desta edição foi o desempenho de materiais existentes no mercado e o desenvolvimento de novos biomateriais dentários, além da discussão sobre suas propriedades mecânicas, aspectos biológicos e comportamento clínico. Sob o tema central “Pesquisa O Brasil na rota dos materiais dentários Colaboração: Paulo Francisco Cesar translacional de biomateriais: cerâmicas, remineralização e adesivos”, o evento teve o objetivo de apresentar resultados de pesquisas sobre o tempo de vida das restaurações cerâmicas, uma visão geral das estratégias remineralizadoras e um novo olhar sobre estratégias adesivas para preservar interfaces.

Foram convidados palestrantes altamente qualificados do mundo todo, como Susanne Scherrer (Suíça), Jason Griggs (Estados Unidos), Yu Zhang (Estados Unidos), Imad About (França), Stephan Habelitz (Estados Unidos), Roberto Braga (Brasil), Milena Cadenaro (Itália), Josimeri Hebling (Brasil) e Yoav Finer (Canadá).

Nos intervalos entre as palestras, ocorreu a sessão de painéis, na qual todos os inscritos puderam apresentar seus trabalhos científicos e interagir com os outros participantes. O Academy of Dental Materials também ofereceu três prêmios: Paffenbarger Award, Travel Award e Marshall Award. O Paffenbarger Award é oferecido para o melhor pôster apresentado por um estudante, o Marshall Award é dado ao melhor pesquisador de pós-doutorado e o Travel Award é direcionado a estudantes das diferentes regiões do mundo, para ajudá-los com os custos da viagem para participar no evento.

O ministrador Jason Griggs falou sobre o uso de geometria fractal para examinar falhas em implantes e próteses.