![]() |
Abílio Coppedê será o presidente do evento. |
Tratamentos mais rápidos, com menor morbidade e menor custo financeiro. Embora não sejam a corrente predominante na Implantodontia, as técnicas de reabilitação sem enxertia possuem inúmeras vantagens que, com a indicação correta, podem trazer benefícios para o paciente.
Diante disso, o GRAM – International Group of Graftless Rehabilitation of Atrophic Maxillae promoverá seu primeiro encontro dedicado exclusivamente a esse conjunto de técnicas, o I Congresso Internacional de Reabilitação de Maxilares Edêntulos – GRAM 2019. O encontro está programado para acontecer nos dias 16 e 17 de maio de 2019, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, e deve reunir cerca de 400 participantes.
O evento é organizado pela VMCom em parceria com um grupo de professores que fazem parte do GRAM. “Será a primeira vez que um congresso abordará exclusivamente as técnicas de ancoragem óssea, reunindo em sua grade científica alguns dos maiores experts mundiais nesse assunto”, revela Abílio Coppedê, presidente do evento.
A programação está organizada em quatro módulos temáticos, com uma mesa-redonda conclusiva entre ministradores de cada grupo.
Módulo temático 1 – Reabilitação do edentulismo total: o que aprendemos e para onde vamos?
Histórico das técnicas de ancoragem; Planejamento reabilitador; Biomecânica das reabilitações implantossuportadas; Excelência estética em próteses totais implantossuportadas.
Módulo temático 2 – 20 anos da técnica all-on-four: passado, presente e futuro
Perspectiva histórica da técnica all-on-four; Implantes inclinados; Número mínimo de implantes; Approach palatino; Novos conceitos de estabilidade primária; Carga imediata; Vantagens das técnicas de ancoragem versus enxertos ósseos.
Módulo temático 3 – Técnicas reabilitadoras para arcadas edêntulas: grandes desafios e novas perspectivas
Técnicas reabilitadoras para mandíbulas atróficas; Técnica four-on-pillars; Técnicas de osteotomia para casos de grande disponibilidade óssea; Planejamento estético em reabilitações totais.
Módulo temático 4 – Implantes zigomáticos: duas décadas de aperfeiçoamento técnico e follow-up clínico
Perspectiva histórica dos implantes zigomáticos; Técnicas cirúrgicas dos implantes zigomáticos; Manejo de complicações; Macrogeometria dos implantes zigomáticos; Resultados de duas décadas de follow-up clínico.