Publicado em: 11/04/2019 às 16h51

Aumento de coroa com aplicação de laminados cerâmicos

Caso clínico mostra a correção do plano oclusal, do sorriso gengival, preenchimento do corredor bucal e harmonização da forma e da coloração dos dentes.

Uma paciente com 21 anos de idade, modelo fotográfica e estudante do curso técnico em prótese dentária, relatava insatisfação estética com seu sorriso, por achar seus dentes muito pequenos e sua arcada superior “torta”. Ela também não gostava dos incisivos laterais, os quais possuíam grande extensão de restaurações com resina composta e apresentavam diferença de coloração toda vez que realizava clareamento dentário.

A paciente percebia seu sorriso gengival, mas acreditava que tal fato se devia aos dentes curtos. Por fim, ela relatou que mudar seu sorriso era um sonho desde menina e que isso significaria uma mudança muito grande em sua vida pessoal e profissional. Sendo assim, o tratamento proposto foi desenvolvido em etapas. Baseado na anamnese, nos exames clínico e radiográfico, e no planejamento digital, sugeriu-se plastia com aumento de coroa clínica e aplicação de dez laminados cerâmicos (do segundo pré-molar ao segundo pré-molar superior) para corrigir o plano oclusal, o sorriso gengival, preencher o corredor bucal e harmonizar a forma e coloração dos dentes, levando em consideração a vontade da paciente em ter dentes brancos, grandes e naturais.


 

Figura 1 – Foto inicial.

 

Figura 2 – Tomada de cor.

 

Figuras 3 – A. Fase inicial pré-cirúrgica. B. Guia cirúrgico em acetato. C. Fase pós-cirúrgica com suturas.

 

Figura 4 – Pós-cirúrgico 30 dias após a remoção e plastia gengival, osteotomia, osteoplastia e frenectomia labial.

 

Figura 5 – Preparos dentários suficientemente invasivos dos dez elementos (do 15 ao 25).

 

Figura 6 – Moldagem em duas fases com fio de sutura 000. 

 

Figura 7 – Planejamento digital.

 

Figura 8 – Dez facetas provisórias em resina bisacrílica. 

 

Figura 9 – Dez laminados cerâmicos Vita Suprinity OM1 instalados (do 15 ao 25).

 

Figuras 10 a 13 – Comparativo entre a fase inicial e a fase final.

 

Figuras 14 – Imagens frontais do início e do fim do tratamento.

 

Figura 15 – Perfil final. 

 

Figuras 16 – Imagens comparando o oblíquo inicial e o final.

 

Figura 17 – Sorriso final.

 

Figuras 18 – Imagem mostrando a mudança do sorriso. A. Inicial. B. Final.

 

 

Jhosué Carlesso

Cirurgião-dentista – Ulbra; Especialista em Implantodontia – ABO; Aperfeiçoamento em Prótese Dentária e Restaurações Adesivas – Paulo Kano Education Center; Aperfeiçoamento em Restaurações Estéticas – KHS-Kina Hirata Scopin; Sócio-proprietário da Carlesso Clínica.

 

 

 

 

 

 

 

Carlos Augusto Canova Filho

Proprietário do Canova Atelier Dental; Técnico em prótese dentária – Escola Bernardino; Consultor credenciado Vita Zahnfabrick, Alemanha; Consultor Bego, Alemanha; Membro do International Wironium Circle (IWC), Alemanha.