Publicado em: 18/04/2019 às 14h20

Neodent mantém ritmo de crescimento no mercado interno e externo

Nova fábrica, internacionalização da marca e sucesso do Grand Morse impulsionam o bom momento da empresa no Brasil e no exterior.

Fábrica da Neodent em Curitiba (PR). (Fotos: divulgação)


Por Adilson Fuzo e
João de Andrade Neto

 

Depois de vivenciar em 2018 o melhor ano desde o início da parceria com a Straumann, com recorde de crescimento, a Neodent mantém o otimismo no mercado brasileiro. O bom momento pode ser visto na volta do investimento de pacientes com foco na beleza, na estética e no bem-estar. Neste cenário, a empresa consolida a sua participação no mercado interno e alça voos maiores com a internacionalização da marca.

Uma prova da confiança da Neodent no Brasil é o investimento na construção da nova fábrica, localizada em Curitiba (PR). Serão 10 mil m2 em sua primeira fase, podendo chegar a 20 mil m2 construídos, com um sistema automatizado e eficiente. A inauguração está prevista para o último trimestre de 2019 e abrigará os mais de 1.400 colaboradores. Matthias Schupp, CEO da Neodent, conta que o alto investimento confirma o compromisso da companhia com o Brasil para as próximas décadas.

“De 2015 até hoje, foram investidos quase R$ 200 milhões no desenvolvimento da Neodent, não somente em máquinas, mas também em estrutura e no atendimento ao cliente. O Brasil sempre foi e sempre será o nosso mercado principal. Este foi um megaprojeto em conjunto com a Straumann. Investimos ainda em inovação, novos produtos e na área digital, além da internacionalização da Neodent, que está hoje em 58 países. Em 2015, a empresa estava em apenas quatro países”, relata Schupp.

Uma das razões para o ano positivo foi o sucesso do Grand Morse. O sistema de implantes dentários teve grande aceitação entre os implantodontistas e contribuiu para a empresa superar os 50% de market share. Apesar da grande fatia no mercado, Schupp rejeita a ideia de que haja monopólio da Neodent no mercado da Implantodontia. O CEO exalta a concorrência e sabe da importância da participação das empresas na busca pelo desenvolvimento da especialidade. No entanto, Schupp ressalta o trabalho árduo para alcançar a liderança do segmento. “Quando cheguei à Neodent, em 2014, a empresa tinha um market share de 35%. Estava muito longe de ser líder e de ser a número dois do mundo. Com uma filosofia e uma meta, chegamos a mais de 50% do market share com foco em inovação, qualidade e serviço. Isso não se compra, acontece porque o cliente acredita na filosofia e na qualidade do produto”, explica.
 

Novos horizontes

O bom momento também fez com que a Straumann ampliasse seu leque e entrasse na Ortodontia com a compra da ClearCorrect, uma empresa norte-americana que é a segunda maior marca de alinhadores ortodônticos do mundo. O produto chegou ao Brasil no final de 2018 e já apresenta resultados promissores. Schupp acredita que, em um período de dez anos, o negócio possa ser comparado com a Neodent. “Hoje, só no Brasil, oito milhões de pessoas poderiam utilizar o alinhador ortodôntico, mas muitos ainda não sabem da existência dele, muito menos puderam prová-lo. Por isso, teremos um caminhão que vai viajar com os produtos ClearCorrect para mostrar à população o que significa usar um alinhador”, conclui Schupp.

 

EXPANSÃO PARA O MERCADO ÁRABE

Participantes do NeoEvento, em Dubai.

 

A internacionalização da Neodent segue a todo vapor. Presente em 58 países de todo o mundo, a empresa passou a oferecer seus produtos e serviços aos cirurgiões-dentistas dos Emirados Árabes Unidos. A consolidação no mercado árabe aconteceu com a realização do NeoEvento, em Dubai, que contou com a participação de Matthias Schupp e de Geninho Thomé, presidente científico da empresa.

A estratégia de expansão da Neodent inclui o lançamento do Grand Morse na Ásia, na África e no Oriente Médio. “Fico orgulhoso em ver a Neodent aumentando sua presença pelo mundo. Desenvolvemos a linha Grand Morse, com tratamentos imediatos previsíveis para todos os tipos de densidade óssea e soluções protéticas variadas que unem estética e funcionalidade, pensando em como ela seria recepcionada por implantodontistas de diversos países”, enfatiza Geninho Thomé.

Durante o encontro, Matthias Schupp ressaltou a importância da entrada da companhia no novo mercado. “A inserção da Neodent no mercado árabe é parte de uma estratégia de expansão. Até hoje, lançamos nossas soluções em quase 60 países e vemos em Dubai uma ótima oportunidade de levarmos nossos produtos e serviços visando nos consolidarmos na região”, comentou o CEO da empresa.